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GIZ DE CERA ESPECIAL

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014


Postado por Jacque às 17:34
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Jacque
Professora de Educação Infantil e Educação Especial. Especialista em Psicopedagogia ( Clínica e Institucional) e em Educação Especial com ênfase na Deficiência Visual. Sou o que sempre quis ser, e sou feliz por isso. Sou muito teimosa, mas acima de tudo, sou mesmo é apaixonada pela vida. Considero-me única responsável por minhas atitudes e por tudo o que acontece na minha vida, por isso não sou influenciável e sempre sigo os meus pensamentos e escuto o meu coração. “Eu Sou feliz por eu ser eu mesmo. Eu sou feliz por estar vivo, e continuar vivendo. Eu sou feliz por sonhar, pelo que eu quero alcançar. Eu sou feliz por alcançar, e continuar a sonhar.”
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ENTIDADES QUE ASSISTEM DEFICIENTES VISUAIS NO RIO GRANDE DO SUL

Bento Gonçalves - RS
- Associação dos Deficientes Visuais de Bento Gonçalves
Rua Candido Costa, 24 - Conjunto 604 - Centro - CEP: 95700-000

Canoas - RS
- Associação dos Deficientes Visuais de Canoas - ADEVIC
Rua Guilherme Schell, 6206 - Rio Branco/Centro - CEP: 92310-000
Fone: (51) 476-7727

Caxias do Sul - RS
- Associação de Pais e Amigos de Deficientes Visuais - APADEVI
Rua Luiz Antunes, 899 Bairro Panazzolo - CEP: 95080-000

- Instituto da Audiovisão - INAV
Rua Alfredo Chaves, 373 - Bairro Centro - CEP: 95080-000
Fone: (54) 3226.6262

Porto Alegre - RS
- Associação de Cegos do Rio Grande do Sul - ACERGS
Rua Andrade Neves, 71 5º and. - Centro - CEP: 90010-210
Fone: (51) 3225-4911

- Associação de Cegos Louis Braille - ACELB
Rua Braille, 480 - Conjunto Residencial Costa e Silva - Bairro Rubem Berta - CEP: 91150-140
Fone: (51) 3340-6840 ou 3344-1804

- Instituto Santa Luzia Escola de 1º Grau para Cegos
Av. Da Cavalhada, 3999 - Cavalhada - CEP: 91751-831
Fone: (51) 3249-1299

- União de Cegos do Rio Grande do Sul - UCERGS
Rua Fr Henrique Golland Trindade, 425 - Boa Vista - CEP: 90480-140
Fone: (51) 3328-1644

Santa Maria - RS
- Associação de Cegos e Deficientes Visuais de Santa Maria - ACDV
Casa de Cultura - Praça Saldanha Marinho S/Nº - Sala 04 - CEP 97010-540
http://acdvsm.blogspot.com/


“A diferença é um conceito que só pode ser definido na relação com o outro. Para se conceituar o que é diferente temos que definir o que é igual. É na relação com o outro que o sujeito se reconhece diferente. A singularidade de cada um só é definida nesta relação. Precisamos do outro para identificarmos nossas igualdade e diferenças. (GOFFMAN, 1998)”

COMUNICAÇÃO COM PESSOAS SURDOCEGAS

COMUNICAÇÃO COM PESSOAS SURDOCEGAS
QUALQUER PESSOA, QUE POSSA ESCREVER LETRAS MAIÚSCULAS, PODE IMEDIATAMENTE USAR O ALFABETO ACIMA INDICADO, COMUNICANDO COM A MAIOR PARTE DAS PESSOAS SURDOCEGAS. ESCREVA SÓ NA ÁREA DA PALMA DA MÃO. NÃO TENTE JUNTAR AS LETRAS. QUANDO QUISER PASSAR A ESCREVER NÚMEROS, FAÇA UM PONTO NA BASE DA PALMA DA MÃO; É O SINAL DE QUE VAI PASSAR A ESCREVER NÚMEROS.



TRADUÇÃO DE UM FOLHETO DO: HELEN KELLER NATIONAL CENTER -NOVA YORK

INCLUSÃO

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    Audiodescrição na licenciatura
    Há 9 anos
  • Inclusão Utilizando as Tecnologias de Informação e Comunicação - TIC´s
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  • Educação | sur10.net
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  • Portal de Acessibilidade
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Art. 12. Para atuação no AEE, o professor deve ter formação inicial que o habilite para o exercício da docência e formação específica para a Educação Especial.
Art. 13. São atribuições do professor do Atendimento Educacional Especializado:
I - identificar, elaborar, produzir e organizar serviços, recursos pedagógicos, de acessibilidade e estratégias considerando as necessidades específicas dos alunos público-alvo da Educação Especial;
II - elaborar e executar plano de Atendimento Educacional Especializado, avaliando a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade;
III - organizar o tipo e o número de atendimentos aos alunos na sala de recursos multifuncionais;
IV - acompanhar a funcionalidade e a aplicabilidade dos
recursos pedagógicos e de acessibilidade na sala de aula comum do ensino regular, bem como em outros ambientes da escola;
V - estabelecer parcerias com as áreas intersetoriais na elaboração de estratégias e na disponibilização de recursos de acessibilidade;
VI - orientar professores e famílias sobre os recursos pedagógicos e de acessibilidade utilizados pelo aluno;
VII - ensinar e usar a tecnologia assistiva de forma a ampliar habilidades funcionais dos alunos, promovendo autonomia e participação;
VIII - estabelecer articulação com os professores da sala de aula comum, visando à disponibilização dos serviços, dos recursos pedagógicos e de acessibilidade e das estratégias que promovem a participação dos alunos nas atividades escolares.
Art. 14. Esta Resolução entrará em vigor na data de sua
publicação, revogadas as disposições em contrário.
CESAR CALLEGARI

SELEÇÃO MEC

De: Coordenação Cepae
Data: 10/30/09 17:11:01
Para:jJacque...
Assunto: Inscricao Curso Educacao Especial MEC_UFU

Prezado(a) Jacque...

Você foi selecionado(a) para participar do curso de Aperfeiçoamento em “Educação Especial e Atendimento Educacional Especializado” do. Centro de Ensino, Pesquisa, Extensão e Atendimento em Educação Especial da Universidade Federal de Uberlândia-MG
Você está vinculado a cidade Porto Alegre/RS, turma Rio Grande do Sul02 ...

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Deficiencia Aee
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Há alguns anos atrás, nas Olimpíadas Especiais de Seattle, nove participantes, todos com deficiência mental ou física, alinharam-se para a largada da corrida dos 100 metros rasos.
Ao sinal, todos partiram, não exatamente em disparada, mas com vontade de dar o melhor de si, terminar a corrida e ganhar. Todos, com exceção de um garoto, que tropeçou no asfalto, caiu rolando e começou a chorar.
Os outros oito ouviram o choro. Diminuíram o passo e olharam para trás. Então eles viraram e voltaram. Todos eles.
Uma das meninas, com Síndrome de Down, ajoelhou, deu um beijo no garoto e disse: "Pronto, agora vai sarar".
E todos os nove competidores deram os braços e andaram juntos até a linha de chegada.
O estádio inteiro levantou e os aplausos duraram muitos minutos. E as pessoas que estavam ali, naquele dia, continuam repetindo essa história até hoje.
Talvez os atletas fossem deficientes mentais... Mas, com certeza, não eram deficientes da sensibilidade... Por quê? Porque, lá no fundo, todos nós sabemos que o que importa nesta vida é mais do que ganhar sozinho.
O que importa nesta vida é ajudar os outros a vencer, mesmo que isso signifique diminuir o passo e mudar de curso.

Desconheço o autor do texto